02/02/24

NetZero e EISA anunciam parceria pioneira para construção de uma fábrica de biochar em Machado (MG)

 

 

  • - A green tech francesa NetZero e a EISA café, empresa do grupo ECOM, anunciam se juntar para a construção de uma fábrica de biochar em Machado (MG), município localizado na maior região cafeeira do Brasil.

 

  • - O início das obras está previsto para abril, e a unidade terá capacidade para produzir mais de 4.000 toneladas de biochar por ano, o que permitirá cobrir anualmente cerca de 1.200 hectares, aumentando com uma aplicação definitiva a produtividade do café enquanto reduzindo significativamente o uso de fertilizantes.

 

  • - Primeira do género, esta parceria insere-se no contexto estratégico da descarbonização das cadeias de valor agrícolas e melhora geral da qualidade do café, para acompanhar a demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis.

 

 

Rio Casca (MG) e Santos (SP), 1 de fevereiro de 2024 – NetZero, green tech francesa pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, e EISA café, Empresa Interagrícola S.A. do Grupo ECOM, anunciam a construção de uma fábrica de biochar em Machado (MG). As obras no município, localizado ao sul de Minas, maior região cafeeira do Brasil, começarão em abril, com previsão de início das operações até o final do ano.

 

Condicionador do solo que atua como uma poderosa “esponja de carbono”, o biochar ajuda na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas, contribuindo também para a luta contra emissões de carbono e as mudanças climáticas. Atualmente, a NetZero atua em Lajinha (MG) e em Brejetuba (ES), onde está finalizando a construção da sua segunda usina no Brasil. As fábricas da NetZero recolhem as cascas de café de produtores associados e as utilizam como matéria-prima. Em troca, o cafeicultor recebe gratuitamente parte do biochar que é feito a partir de suas cascas e compra o restante próximo ao preço de custo.

 

Em Machado, a parceria será com a EISA, um importante ator local que faz parte do grupo ECOM, um dos maiores líderes globais no comércio de café, algodão e cacau. A EISA é conhecida especialmente pela sua penetração em diversos municípios da região e seu enorme potencial de processamento, armazenamento e comercialização de café.

 

“A NetZero caracteriza-se pelo trabalho em parceria com companhias que levam a sério a sustentabilidade, e a EISA se torna uma importante aliada nossa, especialmente pelo trabalho que realiza junto aos produtores de café da região. Estamos muito entusiasmados com esta nova fábrica e já vemos um grande interesse dos agricultores locais em participar do projeto”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero.

 

De acordo com Carlos Santana Jr., diretor comercial da EISA, “esta parceria com a NetZero faz parte do roteiro estratégico da EISA para gerar valor aos agricultores, entregando soluções que possam conciliar produtividade, foco em uma agricultura regenerativa e consequente sustentabilidade da atividade do cafeicultor”.

 

Para os produtores de café, o uso do biochar permite reduzir em até ⅓ a aplicação dos fertilizantes no solo – os quais emitem importantes quantidades de gases de efeito de estufa – e, ainda assim, aumentar a produtividade das culturas.

 

A obra de Machado (MG) será nos mesmos moldes de Lajinha (MG) e Brejetuba (ES), e terá capacidade para produzir mais de 4.000 toneladas de biochar por ano, o que permitirá cobrir anualmente cerca de 1.200 hectares de café, além de remover anualmente mais de 6.000 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera – isso sem contar as emissões evitadas ligadas ao menor uso de fertilizantes químicos. O investimento previsto é de cerca de R$ 20 milhões.

 

Sendo uma forma altamente estável de carbono extraído de resíduos de biomassa, o biochar é aplicado apenas uma vez no solo com efeitos muito duradouros. Ele é uma solução sustentável para a agricultura reconhecida pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), duas das organizações mais importantes das Nações Unidas.

 

Desde a sua criação em 2021, a NetZero recebeu vários prêmios internacionais pelo seu modelo inovador que visa trazer o biochar em escala. Em particular, a empresa foi reconhecida em 2022 como um dos 15 projetos de remoção de carbono mais promissores do mundo no concurso internacional XPRIZE Carbon Removal, da Fundação Elon Musk.

 

 

SOBRE A NETZERO

 

A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade.

 

Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. Desde abril de 2023, a empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Possui também outra fábrica em construção no Brasil e várias em preparação para 2024.

 

A NetZero é vencedora do Milestone Award da competição XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk. Também recebeu o selo 'Efficient Solution' da Fundação Solar Impulse e é vencedora do prêmio 'Green Tech' dos Tech for Good Awards. Além disso, é um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão internacional Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores.

 

Leia mais em: www.netzero.green

 

 

SOBRE A EISA CAFÉ

 

A EISA café faz parte do Grupo ECOM, fundado em 1849, é uma das maiores e mais respeitadas tradings de commodities do mundo, com foco em sustentabilidade e responsabilidade social.

 

A empresa tem 40 escritórios em 35 países produtores de commodities, oferecendo serviços integrados de origem, processamento e distribuição. Seus principais produtos são café, algodão e cacau, mas também atua em outros segmentos agrícolas.

 

O grupo se destaca nos mercados que participa. Essa posição demonstra seu compromisso com a inovação e a liderança na indústria de commodities leves.

 

Leia mais em: www.ecomtrading.com



CONTATO DE IMPRENSA

 

NetZero Brasil

Janaína KALSING

+55 (51) 98242-9913

janaina@kyvo.com.br

 

Maurício CAPELA

+55 (11) 99215-4207

mauricioc@kyvo.com.br

EISA - Empresa Interagrícola S.A.

Rita BOUHOUT

rbouhout@ecomtrading.com

 

Julia QUINTAS

julia.quintas@ecomtrading.com

More news

Improve Prosperity
News
Click to read this article

Together Towards Tomorrow in El Salvador

Introducing our Together Towards Tomorrow initiative, a transformative project focused on providing educational and technological resources to students in El Salvador. 

Coffee People
Stories
Click to read this article

Our merchant role: building bridges — 3-Michelin-star chef visits Colombian coffee producer

Earlier this month, ECOM Colombia partnered with visionary coffee producer Diego Bermudez to welcome world-renowned chef Yannick Alléno to explore the exciting potential of Colombian coffee.

Coffee
News
Click to read this article

ECOM Village Korea

For the first time in Korea, the ECOM Village opened its doors at Seoul’s coffee show! Watch the highlights to see how it went!

Nuts & Ingredients
News
Click to read this article

Empowering Uganda's Sesame Farming Communities

In the sun-kissed fields of Northern and Eastern Uganda, smallholder farmers cultivate a treasured crop: sesame. Renowned for its exceptional quality, Ugandan sesame has become a prized export, sought after by markets in the Middle East, Europe, and Asia.

Coffee Sustainability
News
Click to read this article

USDA's Visit to the Coffee Region of Puebla, Mexico

From August 19th to 21st, the USDA delegation visited the coffee-growing region of Puebla to deepen their understanding of coffee cultivation and processing practices, and to discuss the challenges and opportunities that currently exist in Mexico's coffee sector.

Improve Prosperity
News
Click to read this article

An Update on the Initiatives of the Akawa Project in Burundi

The Akawa Project, our initiative to help coffee growers in Burundi, has seen several key advancements since its establishment in 2016. This April, members of the Akawa team visited Burundi to gain a firsthand impression of the project’s progress.

Coffee
News
Click to read this article

Dormans Drip Bags Launch

Dormans, ECOM Kenya’s roasting company, is thrilled to announce the launch of our newest innovation—coffee drip bags in a variety of distinctive blends!

Coffee Protect Nature
Stories
Click to read this article

ACOM & SMS combat climate change in Vietnam

With climate change threatening coffee production worldwide, ACOM and SMS have begun putting into place various initiatives to assist farmers with preparing for these shifts in Vietnam.

SMS
Stories
Click to read this article

Collaboration of SMS Costa Rica & Mexico for agricultural inputs development

SMS Costa Rica & SMS Mexico's innovation teams have joined forces for inputs for regenerative agriculture.